Troca de correia dentada Alfa Romeo

Troca da correia dentada da Alfa Romeo 164 3.0 V6 24V

Observações:
 A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 50,000Km. 
 Devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo. 
 Siga especificações para evitar danos ao motor. 
 Se a instalação da correia não for feita corretamente, poderá haver dano nos pistões e válvulas. 
 A compressão de todos os cilindros deveria ser avaliada antes da remoção do cabeçote.
  Precauções Especiais:
 Desconecte o cabo terra da Bateria. 
 Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado. 
 Após remover a correia dentada não gire a árvore de manivelas nem o comando de válvulas. 
 Gire a árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento (sentido horário). 
 Não gire a árvore de manivelas pelo comando de válvulas ou por qualquer outra polia. 
 Observe todos os torques.
  Diagrama da correia dentada:
Diagrama da correia auxiliar:


Remoção da Correia
01 - Com a ferramenta especifica 1820275000 gire o tensionador da correia Auxiliar até o alinhamento das marcas e ensira o pino de tranca 1821271000 no orifício do auto-tensor.






02 - Solte o parafuso de fixação da polia. 
03 - Retire a correia auxiliar. 
04 - Retire os protetores da correia dentada. 
05 - Libere as braçadeiras dos tubos de admissão e retire os parafusos que os prende a tampa do cabeçote. 
06 - Em seguida retire o coletor de admissão. 
07 - Retire o suporte da tampa de proteção da correia dentada. 
08 - Retire a tampa do cabeçote. 
09 - O cabeçote direito tem a marca DX. 
10 - Execute o procedimento no outro lado do motor. 
11 - Retire as velas de ignição dos 6 cilindros. 
12 - O cabeçote esquerdo é SX. 
13 - Coloque o relógio comparador no orifício do 1° cilindro. 
14 - Gire a arvore de manivelas até o ponto morto superior. 
15 - Nesta posição deve coincidir a referencia da roda fônica com a marca do bloco. 
16 - Trave o volante do motor ferramenta 1860846000


17 - Solte a porca da polia da arvore de manivelas. 
18 - Retire os mancais do comando de válvulas referentes ao 1° cilindro. 
19- Instale as ferramentas 1825040/2 DX S 1Cil para descarga e 1825040/1 CX A 1Cil para admissão.

20 - No comando do lado esquerdo retire os mancais do 4° cilindro e acople a ferramenta 1825040/3 SX S 4 Cil no comando de descarga e a ferramenta 1825040/4 SX A 6 Cil para admissão.

21 - Retire a polia da bomba da água e a polia da correia auxiliar. 
22 - Retire a polia da Arvore de Manivelas. 
23 - Utilize a ferramenta 1820273000 de tensionamento da correia dentada.







24 - Gire a ferramenta até que se possa encerir um pino 1820620000 no auto tensor.

25 - Retire a ferramenta de tensionamento e solte a porca da polia tensora. 
26 - Remova a correia dentada. 
27 - Com a ferramenta especifica 1860831003 solte o parafusos da engrenagem dos comandos de válvulas.

28 - De um impacto para soltar as engrenagens. 
29 - Retire as e tampas.

Instalação da Correia
01 - Instale a correia dentada no sentido anti-horário. 
02 - Ajuste a ferramenta de tensionamento a 165 mm do centro de giro e instale o adaptador para o tensor.


03 - Aperte os parafusos das engrenagens dos comandos a 85Nm com a ferramenta prolongadora e motor no lugar deve se usar um torque de 65 Nm. 

04 - Retire todas ferramentas dos mancais dos comandos. 
05 - Destrave o volante do motor.

06 - Com a ferramenta tensionador ainda instalada gire 2 voltas no motor e retorne ao PMS. 
07 - Trave o parafuso do tensor no torque de 65Nm. 
08 - Retire o pino de travamento em seguida a ferramenta de tensionamento. 
09 - Instale os mancais aplicando um torque de 16Nm retire o relógio comparador. 
10 - Instale as velas. 
11 - Monte o restante dos componentes na ordem inversa que foram desmontados.

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