Troca da correia dentada da Alfa Romeo 164 3.0 V6 24V
Observações:
A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 50,000Km.
Devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Siga especificações para evitar danos ao motor.
Se a instalação da correia não for feita corretamente, poderá haver dano nos pistões e válvulas.
A compressão de todos os cilindros deveria ser avaliada antes da remoção do cabeçote.
Precauções Especiais:
Desconecte o cabo terra da Bateria.
Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
Após remover a correia dentada não gire a árvore de manivelas nem o comando de válvulas.
Gire a árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento (sentido horário).
Não gire a árvore de manivelas pelo comando de válvulas ou por qualquer outra polia.
Observe todos os torques.
Diagrama da correia dentada:
A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 50,000Km.
Devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Siga especificações para evitar danos ao motor.
Se a instalação da correia não for feita corretamente, poderá haver dano nos pistões e válvulas.
A compressão de todos os cilindros deveria ser avaliada antes da remoção do cabeçote.
Precauções Especiais:
Desconecte o cabo terra da Bateria.
Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
Após remover a correia dentada não gire a árvore de manivelas nem o comando de válvulas.
Gire a árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento (sentido horário).
Não gire a árvore de manivelas pelo comando de válvulas ou por qualquer outra polia.
Observe todos os torques.
Diagrama da correia dentada:
Diagrama da correia auxiliar:
Remoção da Correia
01 - Com a ferramenta especifica 1820275000 gire o tensionador da correia Auxiliar até o alinhamento das marcas e ensira o pino de tranca 1821271000 no orifício do auto-tensor.02 - Solte o parafuso de fixação da polia.
03 - Retire a correia auxiliar.
04 - Retire os protetores da correia dentada.
05 - Libere as braçadeiras dos tubos de admissão e retire os parafusos que os prende a tampa do cabeçote.
06 - Em seguida retire o coletor de admissão.
07 - Retire o suporte da tampa de proteção da correia dentada.
08 - Retire a tampa do cabeçote.
09 - O cabeçote direito tem a marca DX.
10 - Execute o procedimento no outro lado do motor.
11 - Retire as velas de ignição dos 6 cilindros.
12 - O cabeçote esquerdo é SX.
13 - Coloque o relógio comparador no orifício do 1° cilindro.
14 - Gire a arvore de manivelas até o ponto morto superior.
15 - Nesta posição deve coincidir a referencia da roda fônica com a marca do bloco.
16 - Trave o volante do motor ferramenta 1860846000
17 - Solte a porca da polia da arvore de manivelas.
18 - Retire os mancais do comando de válvulas referentes ao 1° cilindro.
19- Instale as ferramentas 1825040/2 DX S 1Cil para descarga e 1825040/1 CX A 1Cil para admissão.
20 - No comando do lado esquerdo retire os mancais do 4° cilindro e acople a ferramenta 1825040/3 SX S 4 Cil no comando de descarga e a ferramenta 1825040/4 SX A 6 Cil para admissão.
21 - Retire a polia da bomba da água e a polia da correia auxiliar.
22 - Retire a polia da Arvore de Manivelas.
23 - Utilize a ferramenta 1820273000 de tensionamento da correia dentada.
24 - Gire a ferramenta até que se possa encerir um pino 1820620000 no auto tensor.
25 - Retire a ferramenta de tensionamento e solte a porca da polia tensora.
26 - Remova a correia dentada.
27 - Com a ferramenta especifica 1860831003 solte o parafusos da engrenagem dos comandos de válvulas.
28 - De um impacto para soltar as engrenagens.
29 - Retire as e tampas.
Instalação da Correia
01 - Instale a correia dentada no sentido anti-horário. 02 - Ajuste a ferramenta de tensionamento a 165 mm do centro de giro e instale o adaptador para o tensor.
03 - Aperte os parafusos das engrenagens dos comandos a 85Nm com a ferramenta prolongadora e motor no lugar deve se usar um torque de 65 Nm.
04 - Retire todas ferramentas dos mancais dos comandos.
05 - Destrave o volante do motor.
06 - Com a ferramenta tensionador ainda instalada gire 2 voltas no motor e retorne ao PMS.
07 - Trave o parafuso do tensor no torque de 65Nm.
08 - Retire o pino de travamento em seguida a ferramenta de tensionamento.
09 - Instale os mancais aplicando um torque de 16Nm retire o relógio comparador.
10 - Instale as velas.
11 - Monte o restante dos componentes na ordem inversa que foram desmontados.
ESPETACULAR
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