Diagrama Correia Dentada Nissan Motor VG30E e VG33E
Motor VG30E,
VG33E
Quest V40 3.0L V6
Pathfinder 3.3L V6
año: 1993-98
Nissan recomienda reemplazar cada 60.000 Millas (132.000Km) ou 48 meses.
Siempre debe tenerse en cuenta el uso que se le de al auto y los intervalos de cambio según la recomendación..
Si no hay una Instalación precisa, puede ocasionar daños en los pistones y válvulas.
Se deve de realizar un chequeo a la compresión de todos los pistones o cilindros antes de remover la Cabeza.
Ferramentas Especiales |
- Nenhuma.
- Desconecte la Tierra del la Bateria.
- No gire el árbol de elevas para quitar la Banda de Distribución.
- Quite las bujías de encendido para aliviar la presión del motor si tiene que ser girado.
- Gire el Cigueñal en el sentido normal de uso o en el sentido de las manecillas del reloj.
- No gire el Cigueñal y árbol de elevas mientras se encuentre sostenido por otra polea.
- Observe todos torques.
1)-Drene o líquido de arrefecimento.
2)- Remova:
a)- Protetor de água do motor.
b)- Radiador.
c)- Ventoinha e acoplador.
d)- Correias de acessórios adicionais.
e)- Mangueira de entrada d’água do termostato.
f)- Polia da bomba d’água.
g)- Protetor do distribuidor.
h)- Válvula protetora do tubo de entrada de ar.
i)- Parafuso da polia da árvore de manivelas (fig.1).
j)- Polia da árvore de manivelas (fig.2) e placa guia.
k)- Protetores da correia de sincronismo (fig.3 e 4).
3)- Instale temporariamente o parafuso da polia da árvore de manivelas.
4)- Gire a árvore de manivelas lentamente à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão.
5)- Confirme que as marcas de sincronismo da engrenagem da árvore de manivelas e do comando de válvulas estão alinhadas (fig. 5, 6 e 7).
6)- Solte o pino tencionador (fig. 8).
7)- Usando uma chave Allen, gire o tencionador à direita para longe da correia e aperte ligeiramente o parafuso.
8)- Remova a correia de sincronismo.
1)- Confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 5, 6 e 7).
2)- Instale a correia de sincronismo, começando pela engrenagem da árvore de manivelas e então trabalhe na direção anti-horária, confirme que a correia de sincronismo tencione entre as engrenagens no lado oposto ao tencionador.
Nota: A seta marcada na correia deve ficar apontada para o protetor dianteiro da correia de sincronismo, com as linhas brancas da correia alinhadas com as marcas nas engrenagens da árvore de manivelas e do comando de válvulas. Devem estar 40 dentes entre as marcas da engrenagem do comando de válvulas e 43 dentes entre a engrenagem esquerda do comando de válvulas e a engrenagem da árvore de manivelas.
3)- Solte o pino tencionador (fig. 8), enquanto isso prenda o tencionador usando uma chave Allen.
4)- Gire o tencionador à direita 70-80° usando uma chave Allen, e aperte temporariamente o pino (fig. 8).
5)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão.
6)- Confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 5, 6 e 7).
7)- Pressione a correia de sincronismo firmemente na Ñ entre a engrenagem do comando de válvulas e o tencionador com a força de 22lbs.
8)- Segure o tencionador com uma chave Allen solte o pino tencionador
(fig. 8).
9)- Insira um calibrador de 0.38 x 13.7mm entre a polia tencionadora e a correia (fig. 9).
10)- Gire a árvore de manivelas lentamente à direita até que o calibrador esteja na posição mostrada entre a polia e a correia (fig. 10), a correia vai mover 2.5 dentes.
11)- Segure o tencionador com uma chave Allen e aplique um torque de 43-58Nm no pino tencionador (fig. 8):
a)- 44-58Nm Motores 3.3L
b)- 44-58Nm Motores 3.0L até 96.
c)- 79-88Nm Motores 3.0L a parir de 97.
12)- Gire a árvore de manivelas lentamente à direta e remova o calibrador.
13)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão.
14)- Confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 5, 6 e 7).
15)- Pressione a correia firmemente entre as engrenagens da árvore de manivelas com a força de 22lbs. A deformação na correia deve ser de 13.7-16.5mm.
16)- Se não, repita os procedimentos de tencionamento 4 a 16.
17)- Remova o parafuso da polia da árvore de manivelas (fig. 1).
18)- Instale os componentes na ordem inversa de que foram removidos.
19)- Aplique um torque de 122-132Nm no parafuso da polia da árvore de manivelas (modelos 93) 190-212Nm (modelos 94) (fig. 1).
20)- Recarregue o sistema de refrigeração.
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