Troca de correia dentada dos Motores Zetec 1.4 16 válvulas
Motores Zetec 1.4 16 válvulas
Courier 1.4 16V e Fiesta 1.4 16V
>>Condição de sincronismo da correia dentada
O sincronismo dos motores Zetec 1.4 é similar ao dos motores Zetec 1.8 e 2.0 16V. Porém no Zetec 1.4, a polia e a engrenagem do virabrequim não são chaveadas. Não há marca de referência para posicionamento do 1º cilindro em PMS. Por isso, nos motores Zetec 1.4 é utilizado um pino indicador de PMS do 1º cilindro. Outra diferença está no tensionador da correia dentada - vide observação no final do procedimento. Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), os rasgos nas extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão devem estar perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2). Este alinhamento deve ocorrer acima da superfície de contato da tampa no cabeçote do motor.
>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada
Retire a correia poli-V, o tensor da poli-V e a polia da bomba d`água;
Retire a proteção plástica superior da correia dentada, a polia do virabrequim, e a proteção plástica inferior da correia;
Retire a proteção plástica dos cabos de velas, retire os cabos de velas, a vela do 1º cilindro e a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que o primeiro cilindro atinja o ponto morto superior PMS - no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do 1º cilindro. Remova o bujão existente abaixo do coletor de escapamento (na direção do 1º cilindro) e instale o pino indicador de PMS (figura 1). Dê um pequeno giro manual no motor (para frente e para trás) e certifique-se do perfeito encaixe do pino indicador de PMS na árvore de manivelas;
Observe se, nessa condição, os rasgos existentes nas extremidades dos comandos (opostas às polias), alinham-se perfeitamente na horizontal. Este alinhamento deve ocorrer acima da superfície de contato da tampa no cabeçote do motor. Com os rasgos dos comandos alinhados, a ferramenta especial (chapa de 5mm de espessura, 25 mm de largura e 180 mm de comprimento) deve se encaixar na árvore de comando de válvulas (figura 2). Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: o primeiro cilindro está em PMS - conforme
6item 4, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 5), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Para movimentar o eixo comando existe um sextavado no próprio eixo. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas. - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos e o pino indicador de PMS. Dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados;
Caso se deseje substituir a correia, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1, 2, 3, 4 e 5);
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;
Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a. Para soltar o esticador (figura 4), comprima o êmbolo do esticador da correia e trave-o nessa posição.
Para comprimir utilize uma ferramenta tipo grampo de fixação (”sargento”). Para travar insira, com o êmbolo comprimido, um pino de 1,5 mm de diâmetro entre o orifício da carcaça e o orifício do êmbolo;
Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada. Para isso, retire o pino instalado na carcaça do êmbolo tensionador da correia (figura 4);
Retire cuidadosamente o pino indicador de PMS e a ferramenta de sincronismo dos eixos comandos;
Dê dois giros manuais nas polias dos comandos;
Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte aspolias dos comandos (cuidado para não perder o sincronismo!);
Recoloque a tampa protetora inferior da correia e a polia do virabrequim;
Gire manualmente o motor e confira com atenção o sincronismo da correia;
Se o sincronismo estiver OK, reinstale o que foi retirado.
Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 40 N.m + 90º angulares - Parafuso da polia do comando: 60 N.m ou 6 Kgf.m;
Courier 1.4 16V e Fiesta 1.4 16V
O sincronismo dos motores Zetec 1.4 é similar ao dos motores Zetec 1.8 e 2.0 16V. Porém no Zetec 1.4, a polia e a engrenagem do virabrequim não são chaveadas. Não há marca de referência para posicionamento do 1º cilindro em PMS. Por isso, nos motores Zetec 1.4 é utilizado um pino indicador de PMS do 1º cilindro. Outra diferença está no tensionador da correia dentada - vide observação no final do procedimento. Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), os rasgos nas extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão devem estar perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2). Este alinhamento deve ocorrer acima da superfície de contato da tampa no cabeçote do motor.
>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada
Retire a correia poli-V, o tensor da poli-V e a polia da bomba d`água;
Retire a proteção plástica superior da correia dentada, a polia do virabrequim, e a proteção plástica inferior da correia;
Retire a proteção plástica dos cabos de velas, retire os cabos de velas, a vela do 1º cilindro e a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que o primeiro cilindro atinja o ponto morto superior PMS - no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do 1º cilindro. Remova o bujão existente abaixo do coletor de escapamento (na direção do 1º cilindro) e instale o pino indicador de PMS (figura 1). Dê um pequeno giro manual no motor (para frente e para trás) e certifique-se do perfeito encaixe do pino indicador de PMS na árvore de manivelas;
Observe se, nessa condição, os rasgos existentes nas extremidades dos comandos (opostas às polias), alinham-se perfeitamente na horizontal. Este alinhamento deve ocorrer acima da superfície de contato da tampa no cabeçote do motor. Com os rasgos dos comandos alinhados, a ferramenta especial (chapa de 5mm de espessura, 25 mm de largura e 180 mm de comprimento) deve se encaixar na árvore de comando de válvulas (figura 2). Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: o primeiro cilindro está em PMS - conforme
6item 4, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 5), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Para movimentar o eixo comando existe um sextavado no próprio eixo. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas. - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos e o pino indicador de PMS. Dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados;
Caso se deseje substituir a correia, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1, 2, 3, 4 e 5);
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;
Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a. Para soltar o esticador (figura 4), comprima o êmbolo do esticador da correia e trave-o nessa posição.
Para comprimir utilize uma ferramenta tipo grampo de fixação (”sargento”). Para travar insira, com o êmbolo comprimido, um pino de 1,5 mm de diâmetro entre o orifício da carcaça e o orifício do êmbolo;
Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada. Para isso, retire o pino instalado na carcaça do êmbolo tensionador da correia (figura 4);
Retire cuidadosamente o pino indicador de PMS e a ferramenta de sincronismo dos eixos comandos;
Dê dois giros manuais nas polias dos comandos;
Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte aspolias dos comandos (cuidado para não perder o sincronismo!);
Recoloque a tampa protetora inferior da correia e a polia do virabrequim;
Gire manualmente o motor e confira com atenção o sincronismo da correia;
Se o sincronismo estiver OK, reinstale o que foi retirado.
Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 40 N.m + 90º angulares - Parafuso da polia do comando: 60 N.m ou 6 Kgf.m;
Troca de correia dentada dos Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas
Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas
Escort 1.8 16V, Mondeo 1.8 16V, Focus 1.8 16V, Mondeo 2.0 16V e Focus 2.0 16V
>>Condição de sincronismo da correia dentada
Quando os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão estiverem perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2), o primeiro cilindro deve estar no ponto morto superior - PMS.
>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada
Retire a proteção plástica superior da correia dentada;
Retire os cabos de velas e a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão alinhem-se na horizontal (figura 2);
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior - PMS. Quando o primeiro cilindro está no PMS, a marca existente na polia do virabrequim alinha-se com a referência existente no cárter. (Figura 1).; Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: a polia do virabrequim alinha-se com a referência do cárter, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 3), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas; - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos, dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados.
Caso seja verificado que a correia está frouxa ou se deseje substituir o componente, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1,2,3 e 4);
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;Retire a correia poli-V;
Retire a polia do virabrequim;
Retire a capa de proteção plástica inferior da correia dentada;
Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a;
Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada obedecendo o método prático de tensionamento - método da flexão (vide item “Tensionamento da correia dentada”);
Aperte as polias dos comandos e retire a ferramenta de sincronismo;
Dê dois giros manuais no motor e confira o sincronismo e o tensionamento da correia;
Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes.
Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 115 N.m ou 11,5 Kgf.m. - Parafuso da polia do comando: 70 N.m ou 7 Kgf.m - Porca do tensionador da correia: 40 N.m ou 4 Kgf.m;
Escort 1.8 16V, Mondeo 1.8 16V, Focus 1.8 16V, Mondeo 2.0 16V e Focus 2.0 16V
>>Condição de sincronismo da correia dentada
Quando os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão estiverem perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2), o primeiro cilindro deve estar no ponto morto superior - PMS.
>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada
Retire a proteção plástica superior da correia dentada;
Retire os cabos de velas e a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão alinhem-se na horizontal (figura 2);
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior - PMS. Quando o primeiro cilindro está no PMS, a marca existente na polia do virabrequim alinha-se com a referência existente no cárter. (Figura 1).; Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: a polia do virabrequim alinha-se com a referência do cárter, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 3), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas; - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos, dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados.
Caso seja verificado que a correia está frouxa ou se deseje substituir o componente, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1,2,3 e 4);
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;Retire a correia poli-V;
Retire a polia do virabrequim;
Retire a capa de proteção plástica inferior da correia dentada;
Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a;
Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada obedecendo o método prático de tensionamento - método da flexão (vide item “Tensionamento da correia dentada”);
Aperte as polias dos comandos e retire a ferramenta de sincronismo;
Dê dois giros manuais no motor e confira o sincronismo e o tensionamento da correia;
Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes.
Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 115 N.m ou 11,5 Kgf.m. - Parafuso da polia do comando: 70 N.m ou 7 Kgf.m - Porca do tensionador da correia: 40 N.m ou 4 Kgf.m;
Como trocar a corrente tensora dos Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
abrange as seguintes perguntas
qual é o ponto do comando de valvulas dos motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corente de comando dos motores zetec rocam 1.0 e1.6
Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corrente de comando do motor zetec rocam
Courier 1.6 Rocam, Escort 1.6 Rocam, Fiesta 1.0 Rocam, Fiesta 1.6 Rocam, Ka 1.0 Rocam, Ka 1.6 Rocam
>>Fasagem e substituição da corrente sincronizadora
Para substituir e sincronizar a corrente dos motores zetec rocam, o fabricante recomenda a retirada do motor.
Retirada da corrente
Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda da seguinte forma:
Drene o óleo lubrificante do motor;
Marque o sentido de rotação da correia poly-V e retire-a;
Retire a polia da bomba D'água;
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;
Retire o Carter. Caso o veículo possua ar condicionado, retire o seu compressor. A não retirada do compressor impossibilita a retirada do Carter;
Retire o conjunto do pescador da bomba de óleo juntamente com sua placa defletora;
Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá contato entre um dos parafusos de fixação da bomba de óleo e a corrente do motor;
Retire os cabos de velas e desconecte o conector do sensor de fase (na tampa de válvulas);
Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as velas de ignição;
Retire a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor até que o par de elos cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente na engrenagem do eixo comando (figura 1). Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo alinhamento do elo cobreado da corrente com a referência existente na engrenagem do virabrequim (figura 2);
Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e 2) retire o seu tensionador (vide vista geral);
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a engrenagem do eixo comando e retire-a;
Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o motor.Instalação da corrente
Instale a nova corrente juntamente com a engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques recomendados são: - Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m) - Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m) - Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)
qual é o ponto do comando de valvulas dos motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corente de comando dos motores zetec rocam 1.0 e1.6
Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corrente de comando do motor zetec rocam
Courier 1.6 Rocam, Escort 1.6 Rocam, Fiesta 1.0 Rocam, Fiesta 1.6 Rocam, Ka 1.0 Rocam, Ka 1.6 Rocam
>>Fasagem e substituição da corrente sincronizadora
Para substituir e sincronizar a corrente dos motores zetec rocam, o fabricante recomenda a retirada do motor.
Retirada da corrente
Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda da seguinte forma:
Drene o óleo lubrificante do motor;
Marque o sentido de rotação da correia poly-V e retire-a;
Retire a polia da bomba D'água;
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;
Retire o Carter. Caso o veículo possua ar condicionado, retire o seu compressor. A não retirada do compressor impossibilita a retirada do Carter;
Retire o conjunto do pescador da bomba de óleo juntamente com sua placa defletora;
Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá contato entre um dos parafusos de fixação da bomba de óleo e a corrente do motor;
Retire os cabos de velas e desconecte o conector do sensor de fase (na tampa de válvulas);
Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as velas de ignição;
Retire a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor até que o par de elos cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente na engrenagem do eixo comando (figura 1). Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo alinhamento do elo cobreado da corrente com a referência existente na engrenagem do virabrequim (figura 2);
Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e 2) retire o seu tensionador (vide vista geral);
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a engrenagem do eixo comando e retire-a;
Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o motor.Instalação da corrente
Instale a nova corrente juntamente com a engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques recomendados são: - Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m) - Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m) - Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)
Troca de correia dentada do Ford Zetec DOHC 1.4 16V, 1.8 16V e 2.0 16V
Desmontagem
1- Retire a correia poli-v, porém, antes de retirá-la, desenhe seu trajeto pelas polias. Marque o sentido de giro em caso de reutilização.
2- Retire as velas a fim de facilitar o giro do motor.
3- Retire a tampa de válvulas.
4- Gire o motor pela polia dianteira no sentido horário até que a referência da polia se aproxime da referência gravada no cárter. No motor 1.4 16V, retire o bujão existente na parte dianteira lateral inferior do bloco, próximo ao cárter (lado esquerdo olhando-se o motor pelas polias
de comando). Enrosque o pino totalmente, até que a cabeça encoste no bloco (fig. 01). Nos motores 1.8 e 2.0, retire o bujão existente na parte traseira lateral inferior do bloco, próximo ao cárter (lado direito, olhando-se o motor pelas polias de comando, fig. 02).
Gire o motor devagar no sentido horário até que o movimento seja bloqueado pelo pino. Esta posição determina o PMS (ponto morto superior).Esta operação também dará condição de verificar se as marcas da polia e do cárter coincidem, pois por se tratar de polia com compensador harmônico, a parte externa da polia pode ter girado em falso sobre a borracha. Se isso ocorreu, substitua a polia.
ATENÇÃO: se a árvore de manivelas for girada no sentido anti-horário, perde-se a referência, pois o pino é de encosto e não de encaixe. Também não se deve utilizar o pino para tentar soltar ou apertar o parafuso da polia, podendo danificá-lo.
5- Remova o motor de partida e trave o movimento da árvore de manivelas, utilizando a ferramenta 101008 (fig. 03)6- Na parte traseira do cabeçote, introduza a régua nos rasgos dos eixos comando de válvulas. A posição correta para encaixe da régua se dará quando os rasgos dos comandos estiverem acima da face superior do cabeçote (meia-lua menor para cima), pois são descentralizados em relação aos eixos (fig. 04).
Caso não haja perfeito encaixe solte o tensor da correia e movimente levemente cada comando. Se as meias-luas menores estiverem para baixo, dê mais 1volta completa na árvore de manivelas.7- Instale a ferramenta 121010 (apenas 1.4 16V) na polia, utilizando 2 parafusos do coletor do próprio motor (M8x1,25x45). Com um soquete de 18mm, solte o parafuso da polia. Ao mesmo tempo que for desrosqueando o para fuso central, a polia já estará sendo sacada. Para motores 1.8 e 2.0, basta soltar o parafuso e sacar a polia.
8- Retire o tensor e retire a correia.
9- Utilizando a ferramenta 121011, trave a polia de cada comando e solte o parafuso central (fig. 05). Solte as polias de modo a apenas liberar giro livre, pois não são chavetadas.
ATENÇÃO: não solte os parafusos das polias utilizando-se da régua de sincronismo dos eixos de comando de válvulas, sob o risco de danificá-la ou de quebrar os eixos.Montagem
1- Instale a nova correia, no sentido anti-horário, partindo da polia da árvore de manivelas.
2- Atue no tensor até obter a tensão correta da correia.
3- Novamente, através da ferramenta 121011, trave as polias dos comandos e torqueie seus parafusos.
4- Retire a régua de posicionamento dos comandos e o pino de posicionamento da árvore de manivelas.
5- Retire a ferramenta 101008.
6- Dê 2 voltas completas no motor e encaixe novamente o pino no orifício do bloco, encontre o batente do virabrequim e encaixe a régua dos comandos para certificar-se do correto sincronismo. Caso não haja o correto sincronismo, repita os procedimentos.Em caso positivo, monte os outros componentes.
1- Retire a correia poli-v, porém, antes de retirá-la, desenhe seu trajeto pelas polias. Marque o sentido de giro em caso de reutilização.
2- Retire as velas a fim de facilitar o giro do motor.
3- Retire a tampa de válvulas.
4- Gire o motor pela polia dianteira no sentido horário até que a referência da polia se aproxime da referência gravada no cárter. No motor 1.4 16V, retire o bujão existente na parte dianteira lateral inferior do bloco, próximo ao cárter (lado esquerdo olhando-se o motor pelas polias
de comando). Enrosque o pino totalmente, até que a cabeça encoste no bloco (fig. 01). Nos motores 1.8 e 2.0, retire o bujão existente na parte traseira lateral inferior do bloco, próximo ao cárter (lado direito, olhando-se o motor pelas polias de comando, fig. 02).
Gire o motor devagar no sentido horário até que o movimento seja bloqueado pelo pino. Esta posição determina o PMS (ponto morto superior).Esta operação também dará condição de verificar se as marcas da polia e do cárter coincidem, pois por se tratar de polia com compensador harmônico, a parte externa da polia pode ter girado em falso sobre a borracha. Se isso ocorreu, substitua a polia.
ATENÇÃO: se a árvore de manivelas for girada no sentido anti-horário, perde-se a referência, pois o pino é de encosto e não de encaixe. Também não se deve utilizar o pino para tentar soltar ou apertar o parafuso da polia, podendo danificá-lo.
5- Remova o motor de partida e trave o movimento da árvore de manivelas, utilizando a ferramenta 101008 (fig. 03)6- Na parte traseira do cabeçote, introduza a régua nos rasgos dos eixos comando de válvulas. A posição correta para encaixe da régua se dará quando os rasgos dos comandos estiverem acima da face superior do cabeçote (meia-lua menor para cima), pois são descentralizados em relação aos eixos (fig. 04).
Caso não haja perfeito encaixe solte o tensor da correia e movimente levemente cada comando. Se as meias-luas menores estiverem para baixo, dê mais 1volta completa na árvore de manivelas.7- Instale a ferramenta 121010 (apenas 1.4 16V) na polia, utilizando 2 parafusos do coletor do próprio motor (M8x1,25x45). Com um soquete de 18mm, solte o parafuso da polia. Ao mesmo tempo que for desrosqueando o para fuso central, a polia já estará sendo sacada. Para motores 1.8 e 2.0, basta soltar o parafuso e sacar a polia.
8- Retire o tensor e retire a correia.
9- Utilizando a ferramenta 121011, trave a polia de cada comando e solte o parafuso central (fig. 05). Solte as polias de modo a apenas liberar giro livre, pois não são chavetadas.
ATENÇÃO: não solte os parafusos das polias utilizando-se da régua de sincronismo dos eixos de comando de válvulas, sob o risco de danificá-la ou de quebrar os eixos.Montagem
1- Instale a nova correia, no sentido anti-horário, partindo da polia da árvore de manivelas.
2- Atue no tensor até obter a tensão correta da correia.
3- Novamente, através da ferramenta 121011, trave as polias dos comandos e torqueie seus parafusos.
4- Retire a régua de posicionamento dos comandos e o pino de posicionamento da árvore de manivelas.
5- Retire a ferramenta 101008.
6- Dê 2 voltas completas no motor e encaixe novamente o pino no orifício do bloco, encontre o batente do virabrequim e encaixe a régua dos comandos para certificar-se do correto sincronismo. Caso não haja o correto sincronismo, repita os procedimentos.Em caso positivo, monte os outros componentes.
Troca da correia dentada da Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender
troca da correia cincronizada da s10 motor maxion 2.5 turbo dieselMotores Diesel Maxion HS 2.5 L e HS 2.8 L
Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender
troca da correia cincronizada da s10 motor maxion 2.5 turbo diesel
;Procedimento para verificação do sincronismo e substituição da correia dentada
Em alguns veículos como S10, Blazer e Ranger, para se ter o acesso à correia dentada facilitado é aconselhável a retirada do radiador. Em outros como a Sprinter e a F-1000, devido a condições favoráveis, não é necessário retirar tal componente. Para retirar o radiador, drene o líquido de arrefecimento (com o motor frio) e retire as mangueiras que o conectam ao motor;
Remova o ventilador de arrefecimento e as correias auxiliares;
Como o auxílio de uma ferramenta especial, fixe a polia do virabrequim e solte seu parafuso de fixação (figura 1). Retire a polia. Caso não seja possível retirá-la manualmente, utilize o sacador específico (figura 2);
Remova a tampa da caixa de distribuição (figura 3);
Gire manualmente o motor até que a chaveta da árvore de manivelas alinhe-se com a seta existente na carcaça da caixa de distribuição (figura 5). Nessa condição, remova o bujão e insira o pino de fasagem da árvore de manivelas na carcaça do volante do motor (figura 4);
Com a árvore de manivelas sincronizada (conforme item 5), a polia do eixo comando de válvulas deve alinhar-se com a referência da caixa de distribuição (figura 6). Se o referido alinhamento não for verificado, retire o pino de fasagem da árvore de manivelas e dê mais uma volta completa no virabrequim. Dessa forma serão conseguidos os alinhamentos desejados. Reinstale o pino de fasagem da árvore de manivelas;
Com a polia do eixo comando e a árvore de manivelas corretamente sincronizadas (conforme descrito anteriormente) insira o pino guia de fasagem na polia da bomba injetora (Figura 6);
Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5, 6 e 7), solte o parafuso de fixação do tensionador, sem retirá-lo, e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Afrouxe, sem retirar, os parafusos de fixação da polia da bomba injetora de modo que a polia possa ser movimentada na folga dos furos oblongos (figura 6);
Tensione a correia dentada com um torque de 10 N.m ou 1 Kgf.m e aperte o parafuso de fixação do tensionador. Para tensionar a correia, utilize um torquímetro e uma extensão com encaixe de 13 mm. Posicione o encaixe de 13mm no quadrado existente na chapa de fixação do tensionador e aplique o torque recomendado (figura 7);
Aperte os parafusos de fixação da polia da bomba injetora. Utilize o torque de 25 N.m ou 2,5 Kgf.m (cada parafuso);
Retire as ferramentas de fasagem da polia da bomba injetora e da árvore de manivelas;Dê dois giros manuais completos no motor;
Confira atenciosamente a posição de sincronismo da bomba injetora e da árvore de manivelas;
Se tudo estiver OK reinstale o que foi retirado.
Os torques recomendados são: - Parafuso de fixação do tensionador 45 N.m ou 4,5 Kgf.m - Parafusos da tampa da caixa de distribuição 25 N.m ou 2,5 Kgf.m - Parafuso da polia do virabrequim 80 N.m + 90° ou 8 Kgf.m + 90°;
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ResponderExcluirBOA NOITE , GOSTARIA DE SABER SE CASO OCORRA A QUEBRA DA CORREA DENTADA DO MOTOR MAXXION 2.5 DIESEL, ISTO FARA COM QUE DANIFIQUE O CABEÇOTE ,VALVULAS E PISTOES COMO ACONTECE EM ALGUNS MOTORES A ALCOOL E GASOLINA ? OU NO CASO DE QUEBRA DA CORREA E SO TROCA - LA POR OUTRA SEM PRECISAR MEXER NO RESTO DO MOTOR. DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO.
ResponderExcluircom certeza evitara outros danos maiores.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluiradorei pa mim foi o maximo
ResponderExcluirmais mito bom mezimo
ResponderExcluirMuito bom o site
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