Com rodas aro 15 e suspensão rebaixada, faltou só desempenho
Esse é o carro que a Fiat sonha em ver nos estacionamentos das faculdades e barzinhos: uma opção barata de esportivo para o público jovem, que chega ao mercado a partir de R$ 33.970. O Uno Sporting nasceu para quem prefere um look esportivo em vez do aventureiro Way. E a receita visual deu certo novamente. O carro ganhou saias laterais, dianteira e traseira, além de um discreto aerofólio na cor preta, que combina com as molduras dos para-lamas da mesma cor. As rodas aro 15 completam o visual arrojado. Eu dispensaria apenas o longo adesivo na parte inferior das portas, ostentando o nome da versão – uma tentativa de remeter ao Uno R dos anos 80 e 90.
O preço é tão atraente quanto o visual, mas será que o desempenho é igualmente interessante como nos Unos esportivos do passado? Se você também esperava pelo motor 1.6 16V E.torQ de 117 cv, pode tirar alguns cavalinhos da chuva. Exatos 29 cv separam o motor 1.6 do Fire 1.4 Evo escolhido para empurrar o Uno Sporting, vindo da versão Attractive. Com 88 cv e 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol), o desempenho está longe de empolgar, mesmo com a relação de câmbio mais curta (mesma do 1.4 Way). A Fiat não permitiu que tirássemos números do Sporting ainda (o carro era um pré-série), mas podemos afirmar que ele anda na mesma balada do Atrractive, que cravou 13,1 s na aceleração de 0 a 100 km/h. Portanto, a emoção ao dirigir é limitada pelo motorzinho, que ainda peca por ser bastante ruidoso e áspero em altas rotações. O ponto positivo da mecânica fica por conta da suspensão, que, aliás, poderia ser estendida a toda gama Uno.
O conjunto ficou bem acertado. Segundo a Fiat, a nova suspensão é 2 cm mais baixa e traz molas mais rígidas, uma intervenção para diminuir a inclinação da carroceria. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro, enquanto o eixo traseiro ganhou maior rigidez torcional, garante a montadora. As mudanças surtiram o efeito desejado: o carro ficou mais firme nas curvas e desvios, sem balançar tanto ou comprometer o conforto, mesmo em altas velocidades – fato comprovado por nós na pista. Ah, se tivesse o 1.6... As rodas maiores (aro 15) com pneus 185/60 também contribuem para o melhor comportamento.
Outra atração fica por conta da nova opção de cor laranja Nemo – isso mesmo, inspirada no peixinho que ficou famoso nos cinemas. E o apelo visual não para por aí. No interior, o logo Sporting está no painel e nos bancos, que podem vir com um revestimento em tom de laranja como no modelo avaliado, além de revestimento de couro no volante e costura em laranja (o pacote sai por R$ 297). O ar-condicionado é opcional como nas demais versões, e seus comandos são na cor laranja, enquanto o console é cinza carbono. Para completar, o Sporting vem de série com computador de bordo, item inédito na linha Uno.
Com tudo a que tem direito, a versão Sporting (que a Fiat considera uma série especial ilimitada) sai por pouco mais de R$ 40 mil. A montadora prevê que o modelo represente 2,5% das vendas do Uno, algo em torno dos 500 carros/mês. Não espere um esportivo de verdade, mas se a grana é curta e a ideia é andar com estilo, pode ser uma boa escolha. Aqui na redação, a opinião foi unânime: o bolo é bom, mas cadê a cereja?
O preço é tão atraente quanto o visual, mas será que o desempenho é igualmente interessante como nos Unos esportivos do passado? Se você também esperava pelo motor 1.6 16V E.torQ de 117 cv, pode tirar alguns cavalinhos da chuva. Exatos 29 cv separam o motor 1.6 do Fire 1.4 Evo escolhido para empurrar o Uno Sporting, vindo da versão Attractive. Com 88 cv e 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol), o desempenho está longe de empolgar, mesmo com a relação de câmbio mais curta (mesma do 1.4 Way). A Fiat não permitiu que tirássemos números do Sporting ainda (o carro era um pré-série), mas podemos afirmar que ele anda na mesma balada do Atrractive, que cravou 13,1 s na aceleração de 0 a 100 km/h. Portanto, a emoção ao dirigir é limitada pelo motorzinho, que ainda peca por ser bastante ruidoso e áspero em altas rotações. O ponto positivo da mecânica fica por conta da suspensão, que, aliás, poderia ser estendida a toda gama Uno.
Outra atração fica por conta da nova opção de cor laranja Nemo – isso mesmo, inspirada no peixinho que ficou famoso nos cinemas. E o apelo visual não para por aí. No interior, o logo Sporting está no painel e nos bancos, que podem vir com um revestimento em tom de laranja como no modelo avaliado, além de revestimento de couro no volante e costura em laranja (o pacote sai por R$ 297). O ar-condicionado é opcional como nas demais versões, e seus comandos são na cor laranja, enquanto o console é cinza carbono. Para completar, o Sporting vem de série com computador de bordo, item inédito na linha Uno.
Com tudo a que tem direito, a versão Sporting (que a Fiat considera uma série especial ilimitada) sai por pouco mais de R$ 40 mil. A montadora prevê que o modelo represente 2,5% das vendas do Uno, algo em torno dos 500 carros/mês. Não espere um esportivo de verdade, mas se a grana é curta e a ideia é andar com estilo, pode ser uma boa escolha. Aqui na redação, a opinião foi unânime: o bolo é bom, mas cadê a cereja?
Caracterização esportiva inclui aplique cinza no painel, volante de couro e detalhes em laranja |
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