18 de junho de 2011

Lotus Exige S 260: caso de amor e ódio

Esportivo inglês anda como poucos, mas tem seus defeitos



 Estou concentrado na pista. Amo o Lotus Exige S 260, mas pelas mesmas razões também odeio. Deixe-me explicar. Com 1,82 metro de altura e 90 kg de peso, meu relacionamento com o carro teve um início complicado (você tem um segundo para parar de rir, depois que imaginou a cena em que eu tento entrar e sair desse esportivo). Mas depois que me acomodei, as coisas entre nós começaram a melhorar. Os bancos Recaro parecem ter sido feitos sob medida para mim, assim como o espaço interno.

Esportivo inglês tem freios bastante eficientes que permite frear quase dentro das curvas
 
 
Tive a oportunidade de dar algumas voltas nesse modelo inglês. E o que me impressionou de cara foi a eficiência dos freios, que permitem mergulhar em uma zona de frenagem que nunca imaginei que um dia pudesse ser possível. Além disso, a direção precisa e ágil vai te manter sempre seguro e bem informado sobre o que acontece entre os pneus e o chão. Junte tudo isso e misture com um motor 1.8 turbo de 260 cavalos, montado no centro do carro e que gosta mesmo é de viver em alta rotação. Então terá um demônio das pistas. Todo mundo que um dia dirigiu esse carro disse a mesma coisa com um sorriso no rosto: “Eu poderia ficar dirigindo o dia inteiro, esse carro é inacreditável”. Faz 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos.

Legítimo esportivo conta com motor 1.8 turbo, de 260 cavalos, para ir de 0 a 100 km/h em meros 4.3 segundos
 
O Lotus Exige S 260 também vem equipado com controle de largada ajustável. Testei esse sistema mantendo o motor em 5.000 rpm, segurando o carro com os freios e soltando a embreagem de repente, quando disparei como um foguete, mas com muita fumaça atrás das costas. Numa segunda tentativa, diminui a rotação, mas resolvi fazer o trabalho sozinho, sem ajuda desse sistema. Mas as rodas não giraram o suficiente. Então voltei aos 5.000 rpm e senti que o motor foi diminuindo a rotação até chegar nos 4.000 rpm. O que houve? Parece que o carro esqueceu que deveria retomar ao patamar inicial. Será que eu nunca vou conseguir largar do jeito que eu quero? Ora bolas. Portanto, recomendo que fuja desse sistema de largada se decidir pagar o equivalente a US$ 79 mil por esse carro (nos Estados Unidos). No Brasil, um Lotus Exige custa mais de R$ 300 mil.

Alavanca de câmbio fica alta, como nos modelos de competição
 
 
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário