Com March e o sedã Versa, fábrica mexicana terá produção ampliada para novo utilitário, em 2013
Apresentado pela primeira vez no Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Nissan Versa é, por enquanto, o principal lançamento do Salão Internacional do Automóvel de Guadalajara (SIAG), que abriu as portas para a imprensa nessa sexta-feira (1º).
Segundo carro derivado da plataforma V (a mesma do March), que recebeu investimentos de US$ 1,050 milhão, o sedã chega ao mercado mexicano para ocupar o espaço entre o Tiida Sedan (que cresceu 70% em vendas no ano passado) e o Sentra.
Nos Estados Unidos, o Versa aposenta o antigo Tiida Sedan – o que também irá acontecer no Brasil em 2012, quando o novo sedã (que se chamará Sunny) desembarca por aqui. O carro não é uma versão de três volumes do March, hatch compacto que teve sua produção iniciada nessa sexta-feira para o mercado brasileiro.
"São produtos diferentes, não sabemos sobre a derivação sedã do March", despistou Juan Muñoz, presidente e diretor-geral da Nissan México. O terceiro derivado da plataforma V, chamado dentro da fábrica de projeto JO2C, será um utilitário esportivo, com início de produção em 2013.
O Versa é equipado com motor 1.6 litro a gasolina, de 106 cv e 14,5 kgfm de torque. Há opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. No México, o modelo básico partirá de 165.800 pesos mexicanos (R$ 22 mil sem impostos), enquanto a versão topo de linha custará 189.500 mil pesos (R$ 25 mil).
No Brasil, o Sunny não deve ser vendido por menos de R$ 44 mil, atual preço do Tiida Sedan. A seu favor, o modelo tem design mais bonito e acabamento caprichado, apesar da quantidade de plástico no painel, console e portas. Alguns detalhes chamam atenção, como o puxador da porta, metálico e com design diferenciado. No banco de trás, passageiros de estatura mediana têm bom espaço para as pernas e cabeça.
Nissan Juke
O crossover de design polêmico (mas original) está no estande da marca japonesa e será lançado em outubro no México. No entanto, sua chegada ainda é tratada como mistério pelos executivos da Nissan. "Hoje estou falando sobre o lançamento do Versa", desconversou novamente Muñoz, durante a coletiva de imprensa. Importado do Japão, o Juke chega ao mercado mexicano para disputar espaço com utilitários premium, como o Mini Countryman. No Brasil, modelo é esperado para 2012.
Produção acelerada
Líder do mercado mexicano, com mais de 23% de participação, a Nissan trabalha em ritmo acelerado. A fábrica de Aguascalientes já opera quase no limite – são estimadas 600 mil unidades para esse ano. Mas segundo a empresa, ainda há como ampliar a produção para 800 mil carros sem a necessidade de construir uma nova fábrica.
A ideia é fabricar 300 mil unidades/ano dos modelos derivados da plataforma V (incluindo o utilitário, em 2013) – seriam 100 mil de cada modelo. Atualmente, a unidade mexicana opera 23 horas ao dia, com 65 veículos saindo por minuto da linha de montagem. Mas esse ritmo pode aumentar. Nessa sexta-feira começou a produção do March para o mercado brasileiro. No México, o compacto já tem fila de espera nas concessionárias.
Novo Nissan Versa será importado do México para o Brasil em 2012, com o nome Sunny |
Segundo carro derivado da plataforma V (a mesma do March), que recebeu investimentos de US$ 1,050 milhão, o sedã chega ao mercado mexicano para ocupar o espaço entre o Tiida Sedan (que cresceu 70% em vendas no ano passado) e o Sentra.
Nos Estados Unidos, o Versa aposenta o antigo Tiida Sedan – o que também irá acontecer no Brasil em 2012, quando o novo sedã (que se chamará Sunny) desembarca por aqui. O carro não é uma versão de três volumes do March, hatch compacto que teve sua produção iniciada nessa sexta-feira para o mercado brasileiro.
"São produtos diferentes, não sabemos sobre a derivação sedã do March", despistou Juan Muñoz, presidente e diretor-geral da Nissan México. O terceiro derivado da plataforma V, chamado dentro da fábrica de projeto JO2C, será um utilitário esportivo, com início de produção em 2013.
O Versa é equipado com motor 1.6 litro a gasolina, de 106 cv e 14,5 kgfm de torque. Há opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. No México, o modelo básico partirá de 165.800 pesos mexicanos (R$ 22 mil sem impostos), enquanto a versão topo de linha custará 189.500 mil pesos (R$ 25 mil).
No Brasil, o Sunny não deve ser vendido por menos de R$ 44 mil, atual preço do Tiida Sedan. A seu favor, o modelo tem design mais bonito e acabamento caprichado, apesar da quantidade de plástico no painel, console e portas. Alguns detalhes chamam atenção, como o puxador da porta, metálico e com design diferenciado. No banco de trás, passageiros de estatura mediana têm bom espaço para as pernas e cabeça.
Nissan Juke
O crossover de design polêmico (mas original) está no estande da marca japonesa e será lançado em outubro no México. No entanto, sua chegada ainda é tratada como mistério pelos executivos da Nissan. "Hoje estou falando sobre o lançamento do Versa", desconversou novamente Muñoz, durante a coletiva de imprensa. Importado do Japão, o Juke chega ao mercado mexicano para disputar espaço com utilitários premium, como o Mini Countryman. No Brasil, modelo é esperado para 2012.
Produção acelerada
Líder do mercado mexicano, com mais de 23% de participação, a Nissan trabalha em ritmo acelerado. A fábrica de Aguascalientes já opera quase no limite – são estimadas 600 mil unidades para esse ano. Mas segundo a empresa, ainda há como ampliar a produção para 800 mil carros sem a necessidade de construir uma nova fábrica.
A ideia é fabricar 300 mil unidades/ano dos modelos derivados da plataforma V (incluindo o utilitário, em 2013) – seriam 100 mil de cada modelo. Atualmente, a unidade mexicana opera 23 horas ao dia, com 65 veículos saindo por minuto da linha de montagem. Mas esse ritmo pode aumentar. Nessa sexta-feira começou a produção do March para o mercado brasileiro. No México, o compacto já tem fila de espera nas concessionárias.
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